A ATUALIZAÇÃO DO BLOG DEVE SER DE

RECORDE DE VISITAS - RUMO AOS 4000

20 de maio de 2011

SOZINHA...MAS FELIZ

Existe uma campanha com grande difusão para que todos acreditem que só é possível ser feliz tendo uma relação amorosa fixa e estável. Claro que se trata de propaganda enganosa,
mas as pessoas insistem em acreditar
e sofrem por isso. A vida a dois numa relação desse tipo é extremamente limitadora e insatisfatória. Tantas foram as transformações das últimas décadas, que é difícil resistir aos apelos da sociedade atual. O problema é que somos desde crianças condicionados a que só é possível encontrar a realização afetiva dessa forma e raramente se duvida disso. A necessidade de se ligar profundamente a uma única pessoa é tida como verdade absoluta. E é por isso que homens e mulheres procuram incessantemente um par amoroso, pagando qualquer preço para mantê-lo.

Acredita-se que só é possível alcançar a aceitação social quando se age igual aos outros. Todos, então, se tornam parecidos e desejam as mesmas coisas. As particularidades de cada um desaparecem, chegando a um ponto em que não dá mais para saber o que realmente se deseja ou o que se aprendeu a desejar. Que o ser humano necessita se unir e se comunicar com outras pessoas não resta dúvida. Mas isso não significa que ele tenha, necessariamente, que se relacionar com uma pessoa de forma exclusiva. Quando alguém diz que não quer viver sozinho, está se referindo a não ter um parceiro amoroso. Aí reside o equívoco e o perigo.

Para as pessoas que se submetem aos valores morais impostos, a possibilidade de viver bem sem uma relação amorosa romântica parece impossível. Como robôs, perdem a capacidade de pensar, só repetindo o que ouvem, apesar de todas as frustrações. Entretanto, ninguém consegue ser feliz sozinho sem desenvolver a autonomia pessoal. Isso implica não só adquirir uma nova visão do mundo, do amor e do sexo, mas também não depender mais do amor exclusivo de alguém para manter a auto-estima elevada. Principalmente porque se está livre para criar com os amigos vínculos tão profundos, em que se sentem amparados afetivamente.

Na realidade, a vida das pessoas solteiras é muito mais rica e interessante do que a da maioria das pessoas casadas. Longe da rotina e da monotonia de uma relação estável, elas têm liberdade de sair com quem quiserem sem se sujeitar aos ciúmes e inseguranças do parceiro. Podem viajar para qualquer lugar e com quem bem entenderem, chegar em casa a qualquer hora, sem dar explicações, ter experiências sexuais com parceiros variados sem medo ou culpa. Sem dúvida, pertence cada vez mais a um passado distante a letra de Vinicius de Moraes que diz: "É impossível ser feliz sozinho...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário