A ATUALIZAÇÃO DO BLOG DEVE SER DE

RECORDE DE VISITAS - RUMO AOS 4000

6 de maio de 2011





Rio vai sediar etapa do Circuito Mundial de Surf

Após ano anos afastada do Circuito Mundial de Surf, o Rio de Janeiro volta a integrar o campeonato com o Billabong Rio Pro, que acontece nas praias da Barra da Tijuca e Arpoador. O torneio é o ponto alto do Verão Sem Fim, que acontece de 11 a 22 de maio. O evento, que inclui ainda atividades esportivas, culturais e de responsabilidade social, contará com a participação dos Kelly Slater, Mick Fanning e Taj Burrow.

"Estamos resgatando o Rio de Janeiro como o berço do surfe. Foi no Arpoador que surgiram as primeiras gerações de surfistas brasileiros e queremos agora incentivar para que esse esporte volte a ter o status que merece no cenário nacional. Temos tudo para produzir novos atletas que representem nossa cidade lá fora. Grandes nomes do surfe mundial já disputaram e passaram por nossas areias e agora novamente estão de volta com outras gerações. O surfe tem tudo a ver com o jeito carioca de ser. E o evento só reforça mais ainda nossa vontade de estimular esse esporte", disse o presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello.

_____________SURF NA HISTÓRIA_____________
Os primeiros relatos do surf dizem que o esporte foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas, em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago do Havaí, ele afirmou que já existiam surfistas no local.
O reconhecimento mundial veio no início do século XX, com o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, considerado o pai do surf moderno. Nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, onde Duke ganhou uma medalha de ouro na natação, o mundo ouviu falar do Havaí e do surf pela primeira vez. Duke fez o mundo saber que ele era um surfista e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. Com isso, o arquipélago e o surf passaram a ser reconhecidos internacionalmente.
No Brasil, as primeiras pranchas, chamadas de "tábuas havaianas", foram trazidas por turistas. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938 pelos paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada.
Em 1952, os cariocas Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão começaram a descer as ondas em Copacabana, no Rio de Janeiro, com pranchas de madeirite. O esporte estava começando a se popularizar. Em 1964, chegaram as primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia.
Em 1965, foi fundada a primeira entidade de surf do país, a Federação Carioca. Esta organizou o primeiro campeonato no mês de outubro daquele ano. No entanto, o surf só foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Atualmente, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o Circuito Mundial de Surf.
Tags: surf historia havaí rei polinesio tahito james cook duke paoa kahanamoku pranchas tabuas havaianas manobras esportes radicais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário